segunda-feira, 31 de maio de 2010

ÓLEO DE COCO EXTRA VIRGEM




Voce já deve ter ouvido falar sobre o óleo de coco, mas o que ele faz pela sua saúde? É um alimento funcional, pois, fornece além de nutrientes, outros diversos benefícios à saúde. O óleo de coco é rico em ácido fenólico, láurico e caprílico, que são antivirais e antibacterianos, sendo demonstrado em diversos estudos suas ações em casos como candidíase e gastrite bacteriana (Helicobacter pylori). É um potente fortalecedor do sitema imunologico. Fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM) - um tipo especial de gordura boa, o óleo de coco pode auxiliar no emagrecimento por ser termogênico (aumenta o gasto energético do organismo), e causar saciedade. Auxilia na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, reduzindo os níveis de colesterol total, triglicérides, LDL (colesterol ruim) e aumentando as taxas de HDL ( colesterol bom). O óleo de coco também pode ser utilizado com finalidades cosméticas como excelente hidratante, sugerido até para prevenção de estrias na gestação. O óleo de coco não possui contraindicações quando consumido em uma quantidade de 30-45ml/dia (2 a 3 colheres de sopa) iniciando com uma pequena quantidade (½ colher de sopa). O óleo de coco é estável em altas temperaturas, porém, para a preservação de seus antioxidantes, recomenda-se que seja utilizado cru. Adicione em preparações frias como: saladas, sucos, shakes, misturado à granola, iogurte, salada de frutas, como geléia e etc. Veja em http://www.copraalimenticia.com.br/ e http://www.dr-organico.com.br/ mais algumas informações.

3 comentários:

  1. Legal Adila, ja sou usuaria e vou continuar usando com as crianças também. Estou dando para as crianças 1 colher de chá por dia. Continue nos enviando noticias importantes assim..Beijinhos Karen

    ResponderExcluir
  2. Comer o coco fresco faz diferença tanbém?
    Eu gosto muito de coco, mas não sabia sobre o óleo?
    Compra-se o óleo extraído?

    As dicas são ótimas!
    Você não quer ser minha nutricionista?

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. OI Ivete, a composicão nutricional do coco fresco e do óleo de coco são bem diferentes apesar de terem a mesma fonte, não tendo o mesmo efeito. Voce pode compra-lo sim ja pronto em forma de óleo mesmo. Coloquei uns links na matéria, mas hoje voce encontra com facilidade em supermecados grandes e em lojas de produtos naturais.

    Abç

    ResponderExcluir