terça-feira, 1 de junho de 2010

Sucos naturais ou artificiais?

Com a vida corrida do dia-a-dia a tendencia da maioria das pessoas é de mudar os hábitos alimentares e substituindo vários produtos naturais por uma alimentação mais rápida. O suco natural é um desses casos, pois vem sendo subtituído pelos sucos de caixinha, e o pior é que isso acontece principalmente na lancheira das crianças e não chegam nem perto da quantidade de vitaminas fornecidas pelo suco natural, É importante ter cuidado pois, existem vários tipos de sucos de caixinhas e alguns contém quantidades mínimas de suco natural.

Segundo o ministério da agricultura existem três tipos de suco de caixinha: os sucos, os néctares e os refrescos. Neles variam a quantidade de suco natural; nos sucos temos 100% de suco natural (em algumas frutas há também um pouco de água para diluir), nos néctares encontramos entre 20% a 50% e nos refrescos de 5% até 30%.

Ideal mesmo são os sucos naturais feitos em casa da própria fruta, pois tem 100% da fruta natural, vários tipos de vitaminas e minerais variando com o tipo de fruta. Existem sucos que melhoram a disposição física, que acalmam, possuem antioxidantes, que são desintoxicantes e outros.

Hoje é fácil encontrar garrafas térmicas para criança levar na lancheira, assim, para quem corre muito, o uma dica é preparar as polpas das frutas batidas em casa, congelar em porções individuais e só bater antes de colocar na garrafa térmica.

Na disputa entre os sucos o 1º lugar é do natural, 2º polpa feita em casa, 3º de caixa com nectar, 4º de diluir. Os sucos em pó nem participam dessa competição pois nao possuem nada da fruta natural. As polpas compradas prontas precisam ser de marcas com selo de qualidade da ANVISA, pois correm o risco de serem contaminadas no preparo e pelo tipo de água usada na diluição (potável ou não)

Se mesmo assim, ainda não puder oferecer o suco natural diariamente para o seu filho, procure alternar entre ele e os de caixinha com néctar. Fique atenta aos rótulos e passe a ler as informações nutricionais e composição dos sucos para saber quanto da fruta ele ainda tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário