quinta-feira, 18 de março de 2010

A influencia da Nutrição no Sistema imunológico




O sistema imunológico (SI) constitui a defesa do organismo contra a ação de microorganismos patogênicos (que geram doenças). A nutrição desempenha papel importante na imunidade, pois alguns estudos têm mostrado que a alimentação balanceada e alguns nutrientes específicos podem beneficiar a resposta imunológica.
Além disso, recentes, estudos têm associado o impacto positivo da prática regular de exercícios físicos na melhora do mecanismo de defesa. Deixo aqui algumas dicas de alimentos e nutrientes que podem fortalecer o sistema imunológico protegendo contra infecções, gripes em geral e etc. Podemos destacar os Ômega 3 e 6, gorduras boas que têm o poder de melhorar a resposta imunológica quando associado a uma alimentação balanceada. Esses nutrientes estão em peixes e castanhas. A Vitamina C tem ação antioxidante e têm efeitos benéficos principalmente em infecções respiratórias e nas gripes, pode ser encontrada na laranja, acerola, limão, abacaxi, mexerica.
Os Probióticos são bactérias benéficas contidas no iogurte, leite fermentado ou vendidas na forma de suplementos, que colonizam o intestino e trazem benefícios à saúde humana, pois impedem a proliferação de microorganismos causadores de doenças. As proteínas são formadas por vários aminoácidos e alguns deles estão mais relacionados com a função imune, entre eles a arginina (que combate infecções causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários e vermes, encontrada nas carnes, leite, ovos, queijos, alho, ervilhas, grãos e nozes) e a glutamina (que alimenta as células de defesa) encontrada em alimentos de origem animal e no feijão, salsa, espinafre e beterraba. Alimente-se bem e cuide-se.

Ádila Neves Mizrahy
adila@vivanutri.com.br


Referencia bibliográfica: Yoshida SH, Keen CL, Ansari AA, Gershwin ME. Nutrição e Sistema Imunológico. In: Shils ME et al. Tratado de nutrição moderna na saúde e na doença. 9ª edição, Editora Manole, Barueri, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário