quarta-feira, 17 de março de 2010

AÇÚCAR OU ADOÇANTE?




Eis a questão. O açúcar (sacarose) é produzido a partir da cana de açúcar ou da beterraba, cada grama possui 4 calorias e pode ser encontrado em formas refinadas e em cristais. Quanto mais refinado e branco for o açúcar, menos vitaminas e sais minerais ele possui, portanto, prefira os tipos mascavo ou demerara que possuem cálcio, ferro, potássio, magnésio, fósforo, sódio, flúor e cobre, vitaminas A, D, E, C e do complexo B.

Existem vários adoçantes disponíveis no mercado como frutose, aspartame, sucralose, sorbitol, entre ciclamato, manitol, sacarina e acessulfame-k. O ideal é escolher adoçantes naturais como os à base de sucralose e de plantas como a Stevia rebaudiana, pois estes podem ser usados por gestantes, crianças, diabéticos, hipertensos, e todas as pessoas de uma forma geral.

Diabéticos não devem usar os açúcares comuns e sim adoçantes. Hipertensos que precisam controlar o peso e fazem uso de adoçantes, devem evitar os à base de ciclamato e sacarina sódica por conterem sal e podem alterar a pressa arterial.

A escolha entre adoçante ou açúcar depende muito do objetivo de cada pessoa, se você procura perder peso o adoçante é uma maneira de diminuir as calorias do dia, mas não adianta nada se sua alimentação não for balanceada em quantidade e qualidade também. Da mesma forma, se você escolher o açúcar, tenha moderação, pois ela o alimento preferido das bactérias ruins do intestino, e colaboram para a obstipação (intestino preso).

Esteja sempre atento às recomendações do seu médico e/ou nutricionista e faça uma boa escolha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário