quarta-feira, 17 de março de 2010

Ovo: comer ou não comer?



Essa é uma pergunta que me fazem com uma certa frequência . Respondo que sim, é um alimento nutricionalmente completo, de baixo custo e portanto acessivel, sendo fonte de proteína de alto valor biológico com as carnes em geral. ele Entretanto, como todo alimento de origem animal, o ovo contem colesterol, gordura que em níveis sanguíneos aumentados está relacionado com o desenvolvimento de doenças cardíacas. O ovo foi praticamene excluído das dietas saudáveis nas últimas décadas por ser considerado inimigo do coração.
Atualmente, muitas pesquisas tem sido realizadas e novas descobertas foram feitas sobre a composição nutricional do ovo e muitos produtores modoficaram a ração dada as galinhas resultando em ovos com menos gordura ou enrriquecidos. Hoje pode-se encontrar nos mercados ovos light, enrriquecido com ômega-3, com menos colesterol etc, o que é válido, dese que o produto tenha o selo de algum órgão fiscalizado para garantir esses diferenciais.
Um estudo recente avaliou o teor de proteína, gordura e de colesterol em ovos vermelhos (caipiras) ovos brancos ovos brancos com ômega-3, ovos brancos com teor reduzido de colesterol e ovos de codorna. Os resultados não mostraram diferenças significativas entre o teor de proteína, mas os ovos de codorna apresentaram o maior teor de gordura e os ovos caipiras o maior teor de colesterol.Um ovo tem cerca de 85 calorias, 200 mg de colesterol, é fonte de vitamina D e K, tem aminoácidos essenciais (que nosso corpo é incapaz de sintetizar), é fonte de luteína, um antioxidante que protetor da retina dos olhos, é rico em colina, substância que está associada com melhora da depressão e da função cognitiva. O Ovo não é só colesterol!
Um outro estudo mostrou que a gema do ovo não é a responsável pelo aumento de colesterol no sangue, seu colesterol pode ser metabolizado de forma benigna pelo corpo humano. Demonstrou também que os indivíduos que consumem mais ovos, não são os que apresentam as maiores taxas de colesterol, concluindo que o excesso de colesterol não está relacionado com a ingestão de ovos e sim com o sobrepeso, a obesidade e o baixo consumo de fibras.
A American Heart Association (AHA) recomenda o consumo de 300 mg por dia de colesterol para pessoas saudáveis em geral e 200 mg por dia para quem precisa controlar, por ter exames alterados (colesterol total acima de 200) ou para quem tem influência genética a ter colesterol alto.
Resumindo, mantenha um peso saudável, consuma cereais integrais diariamente, faça uma atividade física regular e tenha uma dieta balanceada com carboidrato, proteína, frutas e verduras, sem precisar excluir ovo. Mas para quem já está com o colesterol alto, precisa não só controlar alimentos ricos em coesterol com também incluir outros que auxiliam no controle do colesterol ruim (LDL) e que aumentam o colesterol bom (HDL). O Ovo então, não é o vilão da história.
Compare os 200 mg de colesterol do ovo:
100 gramas de camarão grelhado = 460 mg de colesterol
1 copo de leite integral (200 ml) = 28 mg de colesterol
1 copo de leite desnatado (200 ml) = 28 mg de colesterol
1 bife de picanha sem gordura (150 gramas) = 150 mg de colesterol

Um comentário:

  1. Que delícia este blog!
    Por favor, siga adiante...já coloquei nos meus favoritos e virei sempre ver suas dicas e informações nutricionais.

    Beijos, Polly.

    ResponderExcluir