quinta-feira, 18 de março de 2010

Mitos das dietas Milagrosas





Perca peso rápido! Experimente a dieta da proteína, a do tipo sanguíneo, a do chá verde ou beba este shake e perca 5 quilos em 10 dias. Com tantas promessas de produtos e dietas é fácil ficar confuso. A dieta da proteína exclui carboidratos (pães, massas, cereais e batata), pode promover perda de peso mas está relacionada com o aumento do colesterol, problemas cardíacos e renais, nervosismo, tonteiras e carência nutricional.
A dieta do tipo sanguíneo não tem comprovação científica e exclui alimentos importantes em cada tipo de sangue tornando a alimentação desequilibrada. O chá verde realmente é bom para a saúde, acelera levemente o metabolismo e pode favorecer uma pequena perda de peso, mas em excesso, por conter teofilina e teobromina (metabólitos da cafeína) pode ser prejudicial à saúde e ser tóxico.
Apesar de tantas ofertas milagrosas, o que se sabe com certeza é que para perder peso é necessário diminuir a quantidade diária de calorias ingeridas sem esquecer da qualidade da alimentaço. Associada à atividade física há um aumento do gasto energético, o que potencializa o emagrecimento. Estudos sugerem que esta perda deve ser gradativa para que seja duradoura alem disso, perdas rápidas eliminam água e massa muscular e muito pouca gordura. Uma perda de 0,5 kg por semana é o ideal para quem quer perder peso e manter a saúde.

Um comentário: